segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Literatura
A literatura unida com a Imaginação
Por que não dizer que a literatura é uma arte assim como a dança e a música? Com ela a gente entra no mundo da imaginação e vivenciamos, através da leitura, novas histórias e adquirimos novos conhecimentos. Ela nos traz questionamentos que pra quem está lendo são interpretados de uma forma, mas para outros podem ser entendido de outra maneira.
Além disso, na literatura temos a leitura superficial, que é a compreensão dos elementos mais concretos no texto e a leitura em profundidade, que requer a interpretação dos elementos de significado literal.
Outro tópico que está presente na literatura é a conotação e denotação. A conotação é quando há alteração de sentido que uma palavra possui; já a denotação é uma significação mais objetiva.
Tem também a plurissignificação onde temos mais de um significado e a monossignificação que é um só significado.
A questão de duplo sentido onde chamamos de ambiguidade, também está presente na literatura.
Essa e outras informações que estão dentro da literatura são essenciais para nosso aprendizado e nos ajuda a querer explorar mais esse mundo cheio de curiosidades que tem tanto para nos mostrar.
- Amanda Mazzuchetti Lamim.
Literatura
Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos. A palavra literatura vem do latim “litteris’’ que significa letras. Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever bem e se relacionar com as artes da gramatica, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de texto como, por exemplo, a literatura médica.
O texto literário é aquele que trata principalmente de obras literárias como poesias, contos, romances...E os não literários são basicamente os científicos que tratam mais de conceitos como por exemplo: Matemática, Sociologia...
- Eduarda
A Literatura
Assim como a música, a pintura e a dança, a literatura é considerada uma arte. Através dela, temos contato com um conjunto de experiências vividas pelos homens sem que seja preciso vivê-las.
Ela também possui alguns pontos importantes, como: o conteúdo do texto literário, os pensamentos dessa linguagem, do que se trata o texto literário, o que é conotação, informações do texto literário, suas interpretações, o que é leitura superficial, e em profundidade, o que é texto científico e denotação.
O conteúdo do texto literário nasce da linguagem e se refere a uma realidade fictícia.
O pensamento que nasce dessa linguagem pode ser lógico ou analógico, ou seja, possui contrastes e semelhanças em relação à realidade.
Esse tipo de texto busca a sugestão, a ambiguidade, os efeitos expressivos, provocando as conotações e tendo à plurissignificação.
Conotação significa ampliação ou alteração de sentido de uma palavra em seu contexto.
O texto literário só se realiza no ato da leitura, porém nenhuma leitura desse texto é completa, pois sempre haverá novas possibilidades de sentido.
Ele também permite diferentes interpretações, porém nem sempre são válidos. Há leituras boas e más, corretas e incorretas, profundas e superficiais.
As superficiais se limitam a compreender os elementos mais imediatos e concretos do texto.
Já os profundos são textos que requerem a interpretação dos elementos de significação literal.
Existe também o texto científico que se trata de um texto que busca a precisão do significado, a denotação, tendo monossignificado.
Denotação tem o significado objetivo, relação direta e convencional que a palavra possui com o sentido literal.
Resumindo podemos dizer que a literatura é uma parte do ser humano, pois ela é como a música, a pintura e a dança, ela é uma arte.
- Françoise
Letras
Para desenvolver sentido a escrita, o texto literário busca além do significado básico das palavras.
O texto literário busca uma dimensão estética, plurissignificativa e que possibilite ao leitos uma visão diferente e que possibilite ao leitos uma visão diferente do mundo. Já no texto não-literário, o leitor se limita apenas a realidade.
No texto não literário é empregado o sentido comum das palavras, ao contrário do literário que procura outros meio de se expressar.
-Amanda Rodrigues
O literário e o não-literário
Existem diversos gêneros textuais com características - estrutura, temática, linguística, finalidade, suporte - particulares: gêneros jornalísticos, digitais, acadêmicos, literários...
Os textos literários são repletos de palavras plurissignificativas, ou seja, o que está escrito não deve ser entendido no sentido literal da coisa, é preciso interpretar. Há também uma preocupação estética com o texto e o autor do mesmo tem bastante liberdade para se expressar de acordo com seu objetivo. Dentro do gênero literário, existem outros subgêneros: épico ou narrativo (romance, novela, conto, crônica, epopeia); dramático (roteiro de teatro, auto); lírico (poema, soneto, haicai, limerique).
Em textos não-literários, as palavras utilizadas são monossignificativas e a linguagem é mais clara e literal, sem abrir oportunidade para interpretações diferentes. Não há um ritmo poético nesse tipo de texto como ocorre nos literários. Exemplos do gênero não-literário são textos jornalísticos como resportagens, editoriais, notícias, entrevistas etc e textos acadêmicos, como resumos, dissertações argumentativas, monografias, entre outros.
- Marina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário