sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Classicismo
A principal tendência do Renascimento é o classicismo, que começou na Itália, e possuia alguns artistas importantes como Botticelli e Leonardo da Vinci.
O classicismo é um movimento cultural que valoriza e resgata elementos artísticos da cultura clássica (greco-romana). Nas artes plásticas, teatro e literatura, o classicismo ocorreu no Renascimento. Já na música foi no período do Neoclassicismo.
O classismo possui algumas caracteristicas principais como: imitação de autores gregos e latinos, tenta equilibrar entre a razão e a emoção, imaginação, obedece regras formuladas a partir de modelos classicos da Antiguidade, por exemplo, no teatro foi criado três unidades, a ação, o tempo e o lugar, universaliza os valores ideiais do Bem e da Verdade; busca rigor e perfeição formal, se separam dos gêneros literários, há impessoalidade e na poesia, a metrificação dos versos é rigorosa e há submissão da escolha da métrica, do assunto e do gênero literário.
Nesse mesmo período em que se descobria o Renascimento, Portugal entrou em contato com este estilo atravéz das influencias de ricos mercadores italianos e flamengos que investiam no comércio marítimo.
Este comércio marítimo desempenhou um papel importante na evolução do Renascimento em Portugal pois intensificou o contato com importantes centros renascentistas - a Itália e a Flandres - ,fez aumentar a burguesia comercial ao lado de mercadores estrangeiros, também divulgou na Europa produtos, territórios e povos da África, do Oriente e do Brasil que completavam o saber clássico.
Quando o renascimento já estava indo para a ultima fase para entrar para o Barroco, Francisco de Sá de Miranda chega a Itália, e inicia a divulgação do Classicismo, também conhecido pela expressão Dolce stil nuovo (Doce estilo novo). Apartir dai Sá de Miranda introduziram em Portugal as inovações literárias criadas pelos italianos renascentistas.
Paralelamente ao renascimento clássico, desenvolveu-se outro movimento artístico afastado do modelo da antiguidade clássica: O Maneirismo.
Umas das características que marcou foi o exagero e o capricho nos detalhes.
Alguns historiadores consideram que o maneirismo foi uma transição entre renascimento e barroco, enquanto outros preferem ve-lo como um estilo. Mas o certo é que o maneirismo é uma consequência de um renascimento clássico que entra em decadência. Os artistas se veem obrigados a partir em busca de elementos que lhes permitam renovar e desenvolver todas as habilidades e técnicas adiquiridas durante o renascimento.
O maneirismo ora exprime uma visão pessimista do mundo e quebram a harmonia da arte clássica, ora pratica uma arte mais refinada.
O classicismo convivia com os estilos do Cancioneiro Geral e com o Barroco, por este motivo, houve a quebra do equilibrio entre a razão e a emoção fazendo com que houvesse visões negativas do ser humano e conflitos interiores, causados pelo uso excessivo de figuras de linguagem, como por exemplo, comparações, antíteses, hipérboles, etc.
Portanto, podemos observar que o classicismo retoma os valores da antiguidade greco-romana e que o maneirismo seria um período de transição do Renascimento para o Barroco.
- Amanda Lamim, Eduarda, Françoise.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário