Evolução
Com a falta de conhecimento e a mudança na língua portuguesa desde a época do trovadorismo até hoje,não notamos, muito menos, sabemos que as letras das músicas que ouvimos descende de uma cultura chamada trovadorismo.
O trovadorismo trata-se de explicar/transparecer/demonstrar os sentimentos do eu lírico através de uma cantiga, atualmente conhecida como música.
Existem dois tipo de cantigas: as de amigo e as de amor. Um exemplo apresentado na turma de cantiga de amigo é a música ''Madrid" da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba que expressa a saudade do eu lírico pela sua amada que o deixou; E uma para representar cantiga de amor, é a "Dona" do Roupa Nova, que expressa o amor do eu lírico sob a moça e o poder que ela exerce sobre ele.
- Amanda Rodrigues
Da Criação a Semelhança
O trovadorismo começou no século XII e acabou no século XIV, fim da dinastia de Borgonha e a língua utilizada era o galego-português.
Dentro do trovadorismo há quatro tipos de cantigas, a cantiga de amigo, de amor, de escárnio e de maldizer, e que possuem suas próprias características, como: nas cantigas de amigo o eu lírico é sempre uma mulher que confessa ou comenta a ausência do seu amor, há realismo e simplicidade temática, refletem a sensibilidade, os problemas e o estilo simples da vida, tem origem popular, são estruturas simples e geralmente há rimas.
Já as cantigas de amor o eu lírico é masculino, que expressa sofrimento amoroso e segue rígidas convenções. Nessas convenções a mulher é idealizada, possui beleza, a linguagem é mais ligada a vida, à sociedade medieval, as vezes há a coita, sofrimento, desgosto amoroso e é uma adaptação do gênero provençal.
Nas cantigas de escárnio há ironia, critica indireta, linguagem sofisticada e não há identificação clara do interlocutor.
E nas cantigas de maldizer há postura clara de deboche, zombaria, a linguagem é menos formal e identifica-se o interlocutor e o ofende.
A música popular brasileira, pode-se dizer que é uma dessas cantigas atualizadas, pois elas não são exatamente cantigas, mas possuem algumas semelhanças, como a música Madrid ou as canções sertanejas em geral, que se assemelham as cantigas de amor, em que há a coita, sofrimento amoroso, por uma mulher que é idealizada, muito bela, e que na maioria das vezes é inatingível.
Para concluir, a música popular brasileira pode ter várias semelhanças com as cantigas, que fizeram trovadorismo, que é um conjunto de manifestações literárias contemporâneas.
-Françoise
Cantiga de amigo X Cantiga de amor
Na cantiga de amigo a voz é feminina, a linguagem é mais ‘’simples’’ e não demonstra o amor romântico, demonstra apenas o amor de amigo.A cantiga de amigo demonstra mais o sentimento de saudade ou perdas de alguém que gostamos...Enquanto na cantiga de amor a voz é masculina e demonstra o amor romântico. A linguagem é mais formal e mostra umas certa adoração a pessoa amada, criando uma idealização da mulher perfeita e da um sentido de “nobreza” para a amada.
-Eduarda Heil
Trovadorismo
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa e surgiu na idade media, justamente na época em que Portugal estava em processo de formação nacional.
O conjunto dessas manifestações reúne os poemas feitos pelos trovadores - que eram aqueles que criavam poesias – para serem cantadas em feiras, festas e castelos.
Há muitos trovadores, mas os de maiores destaques são Don Duarte, Don Dinis, Paio Soares, João Garcia, Aures Nunes, entre outros.
Mas o verdadeiro marco inicial do Trovadorismo, é a Cantiga de Ribeirinhas, criada por Paio Soares no ano de 1189.
No trovadorismo galego português, as cantigas são divididas em Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantiga de Escárnio) e líricas (Cantigas de amor e cantigas de amigo).
Na cantiga de Maldizer, os trovadores deixavam explícitos ou não o nome da mulher, expondo diretamente seus defeitos e utilizavam muitas vezes de agressões verbais e palavrões.
Na cantiga de Escárnio as sátiras eram indiretas, não aparecia o nome da pessoa e utilizam o duplo sentido.
Já na cantiga de amor o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. Essas cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico da época do feudalismo, onde o homem passa a ser o vassalo da amada e espera m benefício em troca do seu sacrifício de sofrer por amor.
Na cantiga de Amigo, o eu lírico é uma mulher. E os amigos a quem se referem são os namorados. O tema principal é a lamentação pela falta deste. Por fim, podemos dizer que o trovadorismo se caracteriza como um estilo de época, durante o período do feudalismo.
- Amanda Lamim.
Influência Medieval
No início da história da Portugal, a língua portuguesa, assim como muitas outras, ainda estava em formação, partindo do latim que veio do Império Romano. Ao Norte, a língua evoluiu para o galego moderno e, ao Sul, para o português. O galego-português é o nome dado à essa língua intermediária.
Foi nessa região que o Trovadorismo, uma rica literatura, se desenvolveu e corresponde ao período de formação de Portugal como um reino independente. O mais significativo dessa época em Portugal, apesar das novelas de cavalaria, hagiogragias, obras de devoção, cronicões e nobiliários é, do ponto de vista literário, a produção poética.
As diferenças entre as poesias atuais e as medievais são bastante claras, começando pela própria língua utilizada. Hoje, a poesia é ligada à arte escrita e a leitura dela é feita, normalmente, em voz baixa e individualmente. Já na Idade Média, o texto poético era uma tradição oral e era cantado; era produzido para os ouvintes das festas e saraus das cortes e frequentadores de feiras e festas populares. Eram chamadas de cantigas e seus autores, de trovadores.
As músicas atuais têm muito em comum com as cantigas trovadorescas, tanto as cantigas de amigo como as de amor. Muitas delas retratam a saudade do "amigo" (termo trovadoresco que pode ser substituído por "namorado"), o ciúme, a preocupação pelo amado e o sofrimento amoroso de forma geral (que era chamado de coita), assim como esquemas de repetição e um refrão, todos elementos muito significativos das cantigas de amigo.
Também é comum, nas músicas de hoje em dia, a idealização da mulher amada, aonde a mesma possui uma beleza e um recato que a tornam inatingível e impossibilita a relação amorosa; a vassalagem amorosa, onde a mulher, idealizada, é a senhora e o homem se rebaixa à condição de vassalo. Essas referências vêm das cantigas trovadorescas de amor, deixando, assim, clara a influência do Trovadorismo nos dias atuais.
- Marina
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